data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)
O terreno que fica no Centro e, nos anos 50, foi doado aos estudantes secundaristas do município passou a ser, oficialmente, do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Santa Maria. Próximo da parada de ônibus que fica na Rua do Acampamento, o local deve abrigar uma nova sede da instituição e contar com academia, piscina térmica e restaurante em uma nova estrutura que será construída. A doação do terreno foi assinada pelo prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB), e pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, que passou por Santa Maria nesta quarta-feira.
VÍDEO + FOTOS: com literatura até nas paredes, livraria aposta em ambiente e acervo
O lugar que já abrigou a União Santa-mariense dos Estudantes (Use) receberá obras. Depois da doação, o Sesc deve apresentar até novembro o investimento, a mensuração do prazo e os projetos básicos da obra que pretendia realizar no imóvel. O investimento no local deve girar entre R$ 10 milhões e R$ 15 milhões. Após a apresentação do projeto, conforme a legislação, a Fecomércio terá três anos para concluir as obras, bem como implantar as atividades.
A doação da área do executivo para o sistema Fecomércio ocorreu em novembro de 2019, quando o prefeito Jorge Pozzobom assinou a lei 6.422 que autorizava o município a doar o terreno. Antes deste desfecho, foram ao menos quatro tentativas sem sucesso de vender o que restou da área que ainda abriga algumas edificações abandonadas. Em contrapartida à doação do terreno, 10% das vagas dos serviços serão destinadas à população do município, com encaminhamentos feitos a partir de critérios estabelecidos pela prefeitura.